quinta-feira, 28 de junho de 2012

Manchete

No primeiro momento os alunos fizeram uma pesquisa do que é  MANCHETE. Relatando em sala de aula suas pesquisas, fomos para a aula prática onde eles deveriam circular e ler a manchete da semana no nosso jornal local.





Aula na unidade Móvel de iniciação Científica



Os alunos do 4º ano II estudando sobre os estados físicos da matéria na Unidade Móvel de iniciação Científica.



terça-feira, 12 de junho de 2012

Poesia

Trabalhei com os alunos do 4 ano I e II a poesia sobre Curitibanos. Copiamos no caderno de literatura, realizamos leitura  e depois formamos  8 equipes ,onde cada equipe ficou com uma estrofe da poesia para ilustrar coletivamente.Finalizamos este trabalho com a pintura das ilustrações para expor na vitrine de uma loja para comemorar o aniversário do Município.Ficou Lindo!

Curitibanos

Minha cidade querida
És a minha preferida.

Terra de gente sábia
Como o monge João Maria
Que ao passar por aqui deixou sua sabedoria.

Nessa cidade
há gente guerreira de verdade
Que busca melhorar a vida
Com muita dignidade.

Aqui temos muitos eventos
Um deles: a Expocentro,
Mostrando  nossa cultura,
Alegria e  divertimento.

Nessa terra se vê transformação
Pois aqui nesse chão
todos lutam com dedicação
Em busca da perfeição.

Cada ser que vive aqui
carrega dentro de si
orgulho no coração
Cultivando nossa tradição.

E neste dia maravilhoso e festivo
11 de junho,
Com muita alegria
comemoramos o teu nascimento,
mostrando nosso  crescimento e embelezamento.

Parabéns a nossa Curitibanos, pelo seu dia,
Continue crescendo a cada dia...








domingo, 10 de junho de 2012

Planejamento anual do 4 ano

Planejamento Anual do 4 ano do Ensino Fundamental


                                                LÍNGUA PORTUGUESA 

OBJETIVO GERAL:

Dar condições para que o aluno construa seu conhecimento lingüístico, por sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista, compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;

·         Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;

·         Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;

·         Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando personagens;

·         Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.

CONTEÚDOS

1- GÊNEROS TEXTUAIS

·         Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções, parlendas);

·         Textos extras  verbais: imagens, fotos e pinturas;

·         Contos;

·         Cartazes;

·         Entrevista;

·         Biografia;

·         Lendas;

·         Fábulas;

·         Poesias;

·         História em quadrinhos;

·         Cartas. Bilhetes, convites e receitas;

·         Textos científicos e históricos;

·         Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;

·         Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;

·         Leitura de textos diversos;

·         Leitura dramatizada;

·         Relatos com seqüência lógica (começo, meio e fim);

·         Debates, opiniões, entrevistas;

·         Leitura em voz alta;

·         Variedades lingüísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias...

·         Produção de textos dos gêneros acima citados;

·         Parágrafos;

·         Reescrita;

·         Revisão de textos produzidos pelos alunos;

·         Reconhecimento das idéias globais do texto;

·         Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;

·         Noção de textos;

·          Intenção do autor;

·         Interpretação de frases e expressões;

·         Sentido próprio e figurado;

·         Relação tema e título;

·         Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do livro.


2- GRAMÁTICA

·         Encontro vocálico e consonantal;

·         Separação silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha;

·         Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;

·         Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;

·         Uso de sinônimos nas produções textuais;

·         Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;

·         Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;

·         Uso dos pronomes;

·         Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;

·         Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;

·         Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc...

3- ORTOGRAFIA

·         Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;

·         Regulares contextuais;

·         Regulares gramaticais;

·         Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.


MATEMÁTICA


OBJETIVO GERAL

            Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;

·         Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;

·         Relacionar a multiplicação a adição de parcelas iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias;

·         Reproduzir desenhos geométricos;

·         Identificar números pares e impares;

·         Dominar as quatro operações e prova real;

·         Fazer a leitura e escrita dos números identificando antecessor e sucessor;

·         Resolver expressões numéricas seguindo a ordem das operações (sinais);

·         Representar frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;

·         Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;

·         Construir o significado de números racionais e de sua representação fracionária;

·         Determinar o sucessor e antecessor de diferentes números.


CONTEUDOS

1.1- HISTÓRIA DOS NÚMEROS

1.2- Sistema de numeração decimal:

·         Unidade simples, milhar;

·         Leitura e escrita;

·         Valor posicional, antecessor e sucessor;

·         Ordem crescente e decrescente;

·         Composição e decomposição;

·         Par e ímpar.

2- NUMERAIS

·         Números ordinais (leitura, escrita e emprego no cotidiano);

·         Números romanos.

3- OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

·         Adição, subtração, multiplicação e divisão;

·         Prova real e terminologia;

·         Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);

·         Situações -problema com as quatro operações – interpretação, formulação e resolução;

·         Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;

·         Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;

·         Exercícios mentais;

·         Sistema monetário.

4- NÚMEROS RACIONAIS

·         Frações (conceito, termo de uma fração, leitura e escrita e tipos de frações).

5- NÚMEROS DECIMAIS

      ·         Reconhecer quantidades, leitura e escrita, operações e problemas (noção).

6- SISTEMA DE MEDIDAS

·         Produção e histórico cultural;

·         Tempo;

·         Comprimento;

·         Capacidade.

7- GEOMETRIA (sem aprofundar)

·         Simetria e outras características das formas geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;

·         Ponto, reta, segmento de reta, linhas;

·         Polígonos;

·         Ângulos;

·         Círculos, triângulos, quadriláteros;

·         Construção e análise de gráficos (leitura e interpretação).

8- ESTATÍSTICA

·         Produção histórico cultural;

·         Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas.





GEOGRAFIA


OBJETIVO GERAL

    O principal objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza, oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão, preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as formas de raciocinar próprios da disciplina.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial;

·         Perceber-se como ser integrante e transformador do meio em que vive;

·         Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;

·         Manifestar pensamento crítico diante dos problemas sociais, econômicos e políticos;

·         Reconhecer a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;

·         Manusear mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;

·         Conhecer as teorias da origem do universo;

·         Trabalhar noções de tempo, espaço e relações sociais;

·         Compreender cultura como conjunto e experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;


CONTEÚDOS

·         Sistema solar;

·         O universo;

·         Brasil;

·         Santa Catarina no Brasil;

·         Curitibanos em Santa Catarina;

·         Leitura cartográfica.

ORIENTAÇÃO GEOGRAFICA ESPACIAL:

·         Pontos cardeais;

·         Orientação pelo sol;

·         Orientação pela bússola e demais aparelhos;

·         Orientação pelo cruzeiro do sul.

MUNICÍPIO (localização):

·         Situar o município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;

·         Planta do município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);

·         Limites do município;

·         Espaço urbano.

MUNICÍPIO (aspectos físicos):

·         Noção de relevo;

·         Conceitos de relevo e formas de relevo;

·         Relevo do município;

·         Conceito de clima;

·         Clima do município;

·         Conceito de vegetação;

·         Vegetação do município;

·         Conceito de hidrografia;

·         Hidrografia do município;

·         Inter-relação homem X natureza. 

MUNICÍPIO (aspectos econômicos):

·         Conceito de agricultura;

·         Agricultura do município;

·         Conceito de pecuária;

·         Pecuária do município;

·         Matéria prima e industrialização;

·         Indústria e comercio do município;

·         Conceito de importação e exportação;

·         Importação e exportação do município;

·         Turismo no município e região.





HISTÓRIA


OBJETIVO GERAL

            Oferecer ao aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar, comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.

           
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Registrar e conceituar informações sobre o município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc...);

·         Relacionar as condições de vida no campo e na cidade;

·         Relacionar a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;

·         Reconhecer a evolução dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;

·         Conhecer os fatos que deram origem a Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;

·         Caracterizar as semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;

·         Identificar as autoridades do município e sua organização política;

·         Conhecer os símbolos do município.


CONTEÚDOS

Pré – colonização:

·         Povo indígena: tribos e cultura;

·         Colonização;

·         Fundação (ocupação);

·         Linha do tempo;

·         Os primeiros habitantes;

·         Grupos étnicos que o formaram;

·         Cultura, tradições e lendas;

·         Tropeirismo e passagem de gado;

·         Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano, organização social (escola e igreja);

·         Emancipação do município;

·         Atividades desenvolvidas no município: comércio, indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;

·         Organização política municipal: eleições, prefeitos, vereadores;

·         Os serviços públicos;

·         Símbolos e hinos;

·         Legislação municipal;

·         Guerra do contestado (causas e conseqüências);

·         Revolução farroupilha;

·         Datas cívicas.




CIÊNCIAS


OBJETIVO GERAL

            Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com os demais seres vivos e outros componentes da natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Compreender o processo de evolução da terra, identificando seus movimentos;

·         Distinguir o meio biótico e abiótico;

·         Comparar as diferentes misturas na natureza, identificando a presença da água, solo, ar, rochas;

·         Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu desperdício;

·         Reconhecer a importância da água, discriminando suas propriedades;

·         Despertar para o problema da poluição do ar e sua solução;


CONTEÚDOS

·         Higiene e saúde;

O AR:

·         Importância do ar para os seres vivos;

·         Elementos que poluem o ar;

·         Doenças transmitidas e/ou provocadas pela contaminação ou poluição do ar;

·         Experiência com o ar e sem ar;

·         Curiosidades sobre o ar.


A ÁGUA:

·         Água: composição química, propriedades, estados físicos, ciclo da água na natureza;

·         Importância para os seres vivos.

·         Elementos que a poluem.

·         Estados físicos da água.

·         Aqüífero Guarani.

·         O ecossistema em relação aos recursos: ar, água e solo.

·         A água como elemento essencial à vida;

SOLO:

·         Práticas conservacionistas;

·         Saneamento básico em relação ao município;

·         Solo característico do município;

·         Doenças que podem ser adquiridas pela poluição ou falta de saneamento básico. 

TRABALHAR EM TODOS OS CONTEÚDOS OS TEMAS:

  • Higiene.
  • Saúde.
  • Economia ( o cuidar ) dos recursos naturais.



ENSINO RELIGIOSO


OBJETIVO GERAL

            Despertar valores e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas, construir uma imagem positiva de si, respeito próprio e autoconfiança.

CONTEÚDOS:

  • Campanha da Fraternidade;
  • Páscoa;
  • Educação para a inclusão;
  • Amizade e respeito;
  • Deus criou o mundo;
  • Valores humanos;
  • Ética e cidadania;
  • Direitos e deveres;
  • Dignidade humana;
  • Perdão;
  • Um pouco faz muito;
  • Natal.


RECURSOS E ESTRATÉGIAS



            Os recursos e estratégias abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina a ser estudada



1- Reescrita;

2- Produção de texto;

3- Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;

4-Trabalhos individuais e em grupo;

5- Pesquisas;

6- Dramatizações;

7- Criação de jogos;

8- Brincadeiras;

9- Conversas dirigidas;

10-Utilização de material concreto;

11- Relatos e registros;

12- Organização de painéis;

13- Vídeos e músicas, entrevistas;

14- Desenhos, recortes, pinturas e colagens;

15- Utilização de mapas e do globo.








AVALIAÇÃO



            A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim, diagnóstica, somativa e contínua.





            CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO:



1- Resolução de exercícios;

2- Trabalhos em grupos e individuais;

3- Participação, colaboração e interesse;

4- Elaboração de jogos, cartazes, apresentações;

5- Atividades desenvolvidas na sala de aula;

6-Pesquisas;

7- Respeito com os colegas, professores e funcionários;

8- Capricho, ordem e cuidado com os material e o ambiente escolar;

9- Cooperação individual do aluno em relação ao grupo;

10- Serão realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem dificuldades.