quinta-feira, 28 de junho de 2012
Manchete
No primeiro momento os alunos fizeram uma pesquisa do que é MANCHETE. Relatando em sala de aula suas pesquisas, fomos para a aula prática onde eles deveriam circular e ler a manchete da semana no nosso jornal local.
Aula na unidade Móvel de iniciação Científica
terça-feira, 12 de junho de 2012
Poesia
Trabalhei com os alunos do 4 ano I e II a poesia sobre Curitibanos. Copiamos no caderno de literatura, realizamos leitura e depois formamos 8 equipes ,onde cada equipe ficou com uma estrofe da poesia para ilustrar coletivamente.Finalizamos este trabalho com a pintura das ilustrações para expor na vitrine de uma loja para comemorar o aniversário do Município.Ficou Lindo!
Curitibanos
Curitibanos
Minha cidade querida
És a minha preferida.
Terra de gente sábia
Como o monge João Maria
Que ao passar por aqui deixou sua sabedoria.
Nessa cidade
há gente guerreira de verdade
Que busca melhorar a vida
Com muita dignidade.
Aqui temos muitos eventos
Um deles: a Expocentro,
Mostrando nossa cultura,
Alegria e divertimento.
Nessa terra se vê transformação
Pois aqui nesse chão
todos lutam com dedicação
todos lutam com dedicação
Em busca da perfeição.
Cada ser que vive aqui
carrega dentro de si
orgulho no coração
Cultivando nossa tradição.
E neste dia maravilhoso e festivo
11 de junho,
Com muita alegria
comemoramos o teu nascimento,
mostrando nosso crescimento e embelezamento.
Parabéns a nossa Curitibanos, pelo seu dia,
Continue crescendo a cada dia...
domingo, 10 de junho de 2012
Planejamento anual do 4 ano
Planejamento Anual do 4 ano do Ensino Fundamental
LÍNGUA PORTUGUESA
·
Reconhecer quantidades, leitura e escrita,
operações e problemas (noção).
O principal
objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza,
oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A
abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão,
preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as
formas de raciocinar próprios da disciplina.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:
Dar
condições para que o aluno construa seu conhecimento lingüístico, por
sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses,
instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista,
compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com
eficiência e em seus diversos contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o sentido nas
mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
·
Ler, interpretar, produzir textos diversificados
com coerência;
·
Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita
e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;
·
Distinguir fatos principais e secundários em
textos, identificando e caracterizando personagens;
·
Os objetivos específicos envolvendo ortografia e
gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.
CONTEÚDOS
1- GÊNEROS TEXTUAIS
·
Textos que se sabe de cor conforme interesse da
turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
·
Textos extras verbais: imagens, fotos e pinturas;
·
Contos;
·
Cartazes;
·
Entrevista;
·
Biografia;
·
Lendas;
·
Fábulas;
·
Poesias;
·
História em quadrinhos;
·
Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
·
Textos científicos e históricos;
·
Instrucional: regras de jogos, bulas de
remédios;
·
Informativos: notícias, anúncios, artigos,
classificados, relatórios, manual de instruções;
·
Leitura de textos diversos;
·
Leitura dramatizada;
·
Relatos com seqüência lógica (começo, meio e
fim);
·
Debates, opiniões, entrevistas;
·
Leitura em voz alta;
·
Variedades lingüísticas (aspectos regionais)
gírias, sotaques, etnias...
·
Produção de textos dos gêneros acima citados;
·
Parágrafos;
·
Reescrita;
·
Revisão de textos produzidos pelos alunos;
·
Reconhecimento das idéias globais do texto;
·
Identificação do autor, ilustrador e portador
dos textos trabalhados e lidos;
·
Noção de textos;
·
Intenção
do autor;
·
Interpretação de frases e expressões;
·
Sentido próprio e figurado;
·
Relação tema e título;
·
Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio,
meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião
do livro.
2- GRAMÁTICA
·
Encontro vocálico e consonantal;
·
Separação silábica para entendimento das regras
de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha;
·
Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e
proparoxítona;
·
Substantivos: próprios e comuns, simples e
compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
·
Uso de sinônimos nas produções textuais;
·
Uso de adjetivos nas produções textuais, com o
propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo
com a situação e gênero trabalhado;
·
Artigo definido e indefinido em substantivos
sobrecomuns;
·
Uso dos pronomes;
·
Verbos (presente, passado e futuro),
concordância verbal;
·
Pontuação associada ao gênero textual que está
trabalhando;
·
Procedimento de uso do dicionário e procedimento
de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc...
3- ORTOGRAFIA
·
Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
·
Regulares contextuais;
·
Regulares gramaticais;
·
Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z,
c/ç, SS/SC, gue/que.
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL
Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção
de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Ampliar o significado do número natural pelo seu
uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;
·
Ampliar os procedimentos de cálculos mentais,
escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;
·
Relacionar a multiplicação a adição de parcelas
iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas
operatórias;
·
Reproduzir desenhos geométricos;
·
Identificar números pares e impares;
·
Dominar as quatro operações e prova real;
·
Fazer a leitura e escrita dos números
identificando antecessor e sucessor;
·
Resolver expressões numéricas seguindo a ordem
das operações (sinais);
·
Representar frações de figuras ou de objetos
representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
·
Conhecer a unidade monetária brasileira,
distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
·
Construir o significado de números racionais e
de sua representação fracionária;
·
Determinar o sucessor e antecessor de diferentes
números.
CONTEUDOS
1.1- HISTÓRIA DOS NÚMEROS
1.2- Sistema de numeração
decimal:
·
Unidade simples, milhar;
·
Leitura e escrita;
·
Valor posicional, antecessor e sucessor;
·
Ordem crescente e decrescente;
·
Composição e decomposição;
·
Par e ímpar.
2- NUMERAIS
·
Números ordinais (leitura, escrita e emprego no
cotidiano);
·
Números romanos.
3- OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
·
Adição, subtração, multiplicação e divisão;
·
Prova real e terminologia;
·
Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
·
Situações -problema com as quatro operações –
interpretação, formulação e resolução;
·
Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
·
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
·
Exercícios mentais;
·
Sistema monetário.
4- NÚMEROS RACIONAIS
·
Frações (conceito, termo de uma fração, leitura
e escrita e tipos de frações).
5- NÚMEROS DECIMAIS
6- SISTEMA DE MEDIDAS
·
Produção e histórico cultural;
·
Tempo;
·
Comprimento;
·
Capacidade.
7- GEOMETRIA (sem
aprofundar)
·
Simetria e outras características das formas
geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;
·
Ponto, reta, segmento de reta, linhas;
·
Polígonos;
·
Ângulos;
·
Círculos, triângulos, quadriláteros;
·
Construção e análise de gráficos (leitura e
interpretação).
8- ESTATÍSTICA
·
Produção histórico cultural;
·
Leitura, interpretação e construção de gráficos
e tabelas.
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos
ampliando sua participação espacial;
·
Perceber-se como ser integrante e transformador
do meio em que vive;
·
Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de
referencia e nomear os pontos cardeais;
·
Manifestar pensamento crítico diante dos
problemas sociais, econômicos e políticos;
·
Reconhecer a importância da ação do homem no
reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
·
Manusear mapas, localizando continentes, país,
estado e cidades;
·
Conhecer as teorias da origem do universo;
·
Trabalhar noções de tempo, espaço e relações
sociais;
·
Compreender cultura como conjunto e experiências
acumuladas pelo homem ao longo do tempo;
CONTEÚDOS
·
Sistema solar;
·
O universo;
·
Brasil;
·
Santa Catarina no Brasil;
·
Curitibanos em Santa Catarina ;
·
Leitura cartográfica.
ORIENTAÇÃO GEOGRAFICA
ESPACIAL:
·
Pontos cardeais;
·
Orientação pelo sol;
·
Orientação pela bússola e demais aparelhos;
·
Orientação pelo cruzeiro do sul.
MUNICÍPIO (localização):
·
Situar o município no estado, na região, no
país, no continente e no mundo;
·
Planta do município (bairro, ruas, pontos de
destaque e distritos);
·
Limites do município;
·
Espaço urbano.
MUNICÍPIO
(aspectos físicos):
·
Noção de relevo;
·
Conceitos de relevo e formas de relevo;
·
Relevo do município;
·
Conceito de clima;
·
Clima do município;
·
Conceito de vegetação;
·
Vegetação do município;
·
Conceito de hidrografia;
·
Hidrografia do município;
·
Inter-relação homem X natureza.
MUNICÍPIO
(aspectos econômicos):
·
Conceito de agricultura;
·
Agricultura do município;
·
Conceito de pecuária;
·
Pecuária do município;
·
Matéria prima e industrialização;
·
Indústria e comercio do município;
·
Conceito de importação e exportação;
·
Importação e exportação do município;
·
Turismo no município e região.
HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao
aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade
social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar,
comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes
paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições
necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o
mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas
onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua
produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Registrar e conceituar informações sobre o
município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc...);
·
Relacionar as condições de vida no campo e na
cidade;
·
Relacionar a agricultura, pecuária, indústria,
comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;
·
Reconhecer a evolução dos fatos históricos,
sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;
·
Conhecer os fatos que deram origem a
Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;
·
Caracterizar as semelhanças e diferenças
sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;
·
Identificar as autoridades do município e sua
organização política;
·
Conhecer os símbolos do município.
CONTEÚDOS
Pré – colonização:
·
Povo indígena: tribos e cultura;
·
Colonização;
·
Fundação (ocupação);
·
Linha do tempo;
·
Os primeiros habitantes;
·
Grupos étnicos que o formaram;
·
Cultura, tradições e lendas;
·
Tropeirismo e passagem de gado;
·
Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano,
organização social (escola e igreja);
·
Emancipação do município;
·
Atividades desenvolvidas no município: comércio,
indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;
·
Organização política municipal: eleições,
prefeitos, vereadores;
·
Os serviços públicos;
·
Símbolos e hinos;
·
Legislação municipal;
·
Guerra do contestado (causas e conseqüências);
·
Revolução farroupilha;
·
Datas cívicas.
CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL
Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e
investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um
todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das
suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com
os demais seres vivos e outros componentes da natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Compreender o processo de evolução da terra,
identificando seus movimentos;
·
Distinguir o meio biótico e abiótico;
·
Comparar as diferentes misturas na natureza,
identificando a presença da água, solo, ar, rochas;
·
Conhecer os recursos naturais e compreender a
importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu
desperdício;
·
Reconhecer a importância da água, discriminando
suas propriedades;
·
Despertar para o problema da poluição do ar e
sua solução;
CONTEÚDOS
·
Higiene e saúde;
O AR:
·
Importância do ar para os seres vivos;
·
Elementos que poluem o ar;
·
Doenças transmitidas e/ou provocadas pela
contaminação ou poluição do ar;
·
Experiência com o ar e sem ar;
·
Curiosidades sobre o ar.
A ÁGUA:
·
Água: composição química, propriedades, estados
físicos, ciclo da água na natureza;
·
Importância para os seres vivos.
·
Elementos que a poluem.
·
Estados físicos da água.
·
Aqüífero Guarani.
·
O ecossistema em relação aos recursos: ar, água
e solo.
·
A água como elemento essencial à vida;
SOLO:
·
Práticas conservacionistas;
·
Saneamento básico em relação ao município;
·
Solo característico do município;
·
Doenças que podem ser adquiridas pela poluição
ou falta de saneamento básico.
TRABALHAR EM TODOS OS CONTEÚDOS
OS TEMAS:
- Higiene.
- Saúde.
- Economia ( o cuidar ) dos recursos
naturais.
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO GERAL
Despertar valores e empregar o diálogo como forma de
esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas, construir uma imagem positiva
de si, respeito próprio e autoconfiança.
CONTEÚDOS:
- Campanha da Fraternidade;
- Páscoa;
- Educação para a inclusão;
- Amizade e respeito;
- Deus criou o mundo;
- Valores humanos;
- Ética e cidadania;
- Direitos e deveres;
- Dignidade humana;
- Perdão;
- Um pouco faz muito;
- Natal.
RECURSOS
E ESTRATÉGIAS
Os recursos e
estratégias abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades
de cada disciplina a ser estudada
1- Reescrita;
2- Produção de texto;
3- Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;
4-Trabalhos individuais e em grupo;
5- Pesquisas;
6- Dramatizações;
7- Criação de jogos;
8- Brincadeiras;
9- Conversas dirigidas;
10-Utilização de material concreto;
11- Relatos e registros;
12- Organização de painéis;
13- Vídeos e músicas, entrevistas;
14- Desenhos, recortes, pinturas e colagens;
15- Utilização de mapas e do globo.
AVALIAÇÃO
A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino
e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se
inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se
evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim,
diagnóstica, somativa e contínua.
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO:
1- Resolução de
exercícios;
2- Trabalhos em grupos e
individuais;
3- Participação, colaboração
e interesse;
4- Elaboração de jogos,
cartazes, apresentações;
5- Atividades
desenvolvidas na sala de aula;
6-Pesquisas;
7- Respeito com os
colegas, professores e funcionários;
8- Capricho, ordem e
cuidado com os material e o ambiente escolar;
9- Cooperação individual
do aluno em relação ao grupo;
10- Serão realizadas
atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem
dificuldades.
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