Núcleo
Municipal Rotary
Aluno:
________________________________________4 º Ano ______
Verificação de Aprendizagem
Leia o texto com atenção:
CORAÇÃO
DE ROBÔ
O robô “Zé Vírgula Quatro” andava
triste, por não ter ninguém com quem brincar. À noite, depois de ter feito
todas as contas, cálculos e outras operações matemáticas, e de ter transportado
minérios raros de um lugar para outro, fechavam-no a sete chaves num armazém
escuro onde tinha por companhia tubos de ensaio, provetas, parafusos, várias
ferramentas e outros aparelhos esquisitos que ele nem sequer sabia para que serviam.
Na manhã seguinte davam-lhe
instruções rigorosas sobre o que tinha que fazer. As suas tarefas eram sempre
muito complicadas e ele não podia falhar.
Um dia, cansado de fazer sempre a
mesma coisa e já farto de números, e de cálculos difíceis, ficou ainda mais
triste e sentiu que pelo seu corpo de lata escorriam gotas de água. Os técnicos
analisaram as gotas durante alguns dias e, por fim, chegaram a uma conclusão:
“São lágrimas!” O robô “Zé Vírgula Quatro” estava chorando e para os seus
inventores e para os donos da fábrica onde ele trabalhava um robô que chorasse
era um robô que não prestava mais.
Imobilizado num canto do grande
armazém onde costumavam guardá-lo à noite, “Zé Vírgula Quatro” ouviu a sentença
final:
- Deixou de prestar. Temos que
vendê-lo como sucata!
“Zé Vírgula Quatro” sentiu o que
nunca havia sentido: dentro do peito feito de metal e de fios emaranhados havia
agora um coração que batia a galope.
As crianças que viviam na
vizinhança da fábrica juntaram-se e pediram que, em vez de transformarem-o em
sucata, colocassem-o no meio do jardim onde costumavam brincar. O pedido foi
atendido. Hoje, “Zé Vírgula Quatro”, rodeado de crianças e pássaros, já não
chora e o seu coração sempre que bate é de alegria.
Leia com atenção e responda as questões:
1) Quem era “Zé Vírgula Quatro”?
_______________________________________________________________
2) Por que razão o robô andava triste?
_______________________________________________________________
3) Desenhe um robô e escreva características( adjetivos) para o robô “Zé
Vírgula Quatro”:
4) Você gostou da solução que as crianças encontraram para o robô? Qual foi a
solução,escreva :
( )
SIM ( ) NÃO
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5)Brincando de escrever, complete as palavras com M ou N:
bri___car
ate___dido jardi____ se___pre nu___ca
o___de
i___ve____tores
armazé____ co___panhia
6) Assinale com um X a resposta correta:
*** O texto que você leu é uma...
( ) narração ( )
poesia
*** O texto é composto por...
( ) 6 parágrafos ( ) 7 parágrafos ( ) 8 parágrafos
7) Copie o 5º parágrafo:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
8)Assinale a alternativa correta: Na sentença final
o Robô deixou de prestar e resolveram:
( )
jogar fora ( ) vender como sucata ( )
dar para alguém
9) Agora , retire do texto:
* um substantivo comum:_________________________________________
* um substantivo próprio:_________________________________________
* duas palavras dissílabas:_______________________________________
*duas palavras
trissílabas:________________________________________
*duas palavras
polissílabas:_______________________________________
10) Ligue a 1ª coluna com a 2ª coluna:
Frase exclamativa Não vou jogar
o robô na reciclagem.
Frase afirmativa
Onde está o robô?
Frase negativa
Que Robô bonito!
Frase interrogativa Vá chamar o robô.
Frase imperativa O
robô está chorando.
MATEMÁTICA
Resolva os problemas:
1) Zé Vírgula Quatro encontrou 32 tipos
de ferramentas espalhadas pelo laboratório e resolveu organizá-las em 4 caixas.
Quantas ferramentas ficaram em cada caixa?
Cálculo:
R___________________________________________________________
b) Um cientista comprou 187 tubos de ensaio grandes
e 125 tubos de ensaio pequenos. Quantos tubos de ensaio foram comprados ao
todo?
Cálculo:
R____________________________________________________________
c) Foram comprados para o laboratório 132 parafusos
novos para a montagem de outro robô. Quantos parafusos serão necessários para
montar 6 robôs iguais a este?
Cálculo:
R____________________________________________________________
d) Zé Vírgula Quatro tem 968 tubos para levar no depósito, já transportou
581 . Quantos tubos falta para ele levar no depósito?
Cálculo:
R____________________________________________________________
CIÊNCIAS
Núcleo
Municipal Rotary
Aluno(a):_________________________________________4º
______
1-O solo, também chamado de terra é muito
importante para nós. Escreva coisas que os seres humanos realizam no solo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Pinte as
quatro partes que formam o solo:
AR
|
ROUPA
|
ÁGUA
|
MATÉRIA
ORGÂNICA
|
GRAMA
|
CHUVA
|
MINERAIS
|
METAL
|
PAPEL
|
VIDRO
|
3- Assinale qual
é o solo
ideal para o plantio:
( ) arenoso
( ) argiloso
( ) humífero (
) calcário
4 – Complete as frases de acordo com que estudamos:
A)
O
solo arenoso contém mais _______________ do que os outros solos.
B)
O
solo calcário é rico em carbonato de cálcio, composto utilizado na fabricação
de _______, cimento, ___________ e outros.
C)
O
solo humiféro contém muito _____________, isto é, encontramos nele uma
quantidade maior de restos de ______________ e ________________ decompostos.
D)
O
solo ________________ contém uma quantidade maior de argila, isto é , barro.
5- Associe a 1ª coluna de acordo
com a 2ª coluna:
( 1 ) adubar ( ) é revolver a terra para facilitar a
circulação do ar e penetração da água.
( 2 ) irrigar ( ) fazer valas ou colocar tubos para retirar
o excesso de água do solo
Quando está encharcado.
( 3 ) arar ( ) é colocar nutrientes no solo para que as
plantas possam ter um bom
Desenvolvimento.
( 4 ) drenar ( )
consiste em molhar a terra quando estiver seca.